COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Releases

CX Construções agrega tecnologias que proporcionam conforto térmico
18/11/14 12:34

Além dos requisitos já consagrados pelo mercado cuiabano como varandas espaçosas, ambientes internos bem arejados e funcionais e ampla área de lazer, sem dúvida nenhuma o conforto térmico deve ser levado em conta na hora de comprar um imóvel em Cuiabá, onde a temperatura média gira em torno dos 26 °C e, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a máxima pode chegar aos 40 °C nos meses mais quentes.

Mesmo após a nova norma de desempenho de edificações habitacionais, a NBR 15575/2013, estabelecer a acústica arquitetônica, conforto térmico e desempenho hidráulico, por meio da especificação e aplicação de critérios mínimos para materiais e técnicas, na maioria das obras de Cuiabá, o conforto termoacústico praticamente continua o mesmo, ou seja, os edifícios não contam com um estilo exclusivamente adequado às altíssimas temperaturas registradas na cidade.

“As paredes em alvenaria de tijolo cerâmico que sempre predominaram nestas construções já atendiam a estes requisitos mínimos. Para Cuiabá isso ainda é muito pouco”, ressaltou o engenheiro e sócio da CX Construções, Adeir Pinto. De acordo com o ele, para melhorar o desempenho de suas edificações, a construtora aposta alto na inovação.

Empreendimento da CX, The Point (Torre 2) conta com paredes com painéis termoacústicos

Para se ter uma ideia, nos edifícios da CX Construções que se iniciaram a partir de 2012, utilizam-se paredes duplas no perímetro externo, contemplando uma parede em concreto estrutural armado e uma parede em tijolo cerâmico, separadas por uma camada de ar para que o calor e o som que passar pela primeira parede se dissipe. “Não cobramos nem um centavo a mais de nossos clientes por este benefício, que nem constava no memorial descritivo da edificação. Pensamos apenas no conforto deles”, disse Pinto.

Nos novos empreendimentos da CX Construções, o Sky View Paiaguás e o Sky View Américas, futuro lançamento da marca, além do sistema de paredes duplas, serão usadas lajes maciças de espessura 20 cm, além de forro em gesso acartonado. Segundo Adeir Pinto, isso vai reduzir ainda mais os ruídos de um apartamento para o outro. “Usaremos ainda esquadrias especiais antirruído e paredes internas com painéis termoacústicos, que são painéis fabricados a partir de pérolas de EPS (isopor) e argamassa de cimento. Tudo isso, sem dúvida nenhuma resultará em grande conforto termoacústico para nossos clientes”, disse o engenheiro.

De acordo com o engenheiro, com a exigência cada vez maior do consumidor, a observância da nova norma de desempenho também ditará os rumos do padrão de qualidade das edificações. Sendo assim, os materiais privilegiados ou evitados serão de acordo com a exigência de cada edificação, para atenderem à norma. “Muitos materiais atenderão a norma, mas, se serão usados ou não dependerá do padrão e da faixa de mercado que a edificação foi projetada. O que não se admitirá em nenhuma hipótese, são edificações mal construídas com materiais de qualidade inferior. O consumidor fará sua própria seleção natural com o passar dos tempos”.

Pinto explica ainda que para que a incidência do sol não prejudique os moradores de um edifício, as edificações devem preferencialmente ser projetadas com a frente (sacadas e quartos) viradas para o sol nascente (leste). Devido à necessidade, principalmente para edificações a partir de quatro apartamentos por pavimento, o edifício tem duas ou mais frentes. Nestes casos, os apartamentos com frente para o sol nascente terão um pouco mais de valor de mercado, pois terão um melhor confortotérmico, evitando o sol da tarde.

No entanto, o engenheiro ressalta que, a frente do mercado nestes quesitos e com inovações incorporadas às suas obras, nos apartamentos da CX Construções este problema praticamente desaparecerá. “Nosso sistema de paredes duplas colocará em igualdade de conforto térmico todos os apartamentos, independente da orientação de sua frente”, explicou.

Da Assessoria

Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional