COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Releases

Primavera é momento propício para investir em jardins
08/10/14 12:46

Rosa do Deserto - Floresce o ano todo. Ideal para ambiente externo ou em locais com boa claridade

A primavera teve início no dia 22 do último mês e segue até 21 de dezembro. Com ela, nossas atenções se voltam à natureza e ao meio ambiente, já que a estação está tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. Em Mato Grosso, este período do ano coincide com o término da estiagem e com a incidência de temperaturas mais altas. A nova estação também é uma boa oportunidade para iniciar o cultivo de um jardim, é o que afirma a paisagista do viveiro Verde que te quero Verde, Valdete Scedrzyk.

Segundo Valdete, o ano todo os solos precisam ser adubados e preparados para receber os jardins, em especial de condomínios, já que passam por densas etapas de compactação. “Na maioria das situações, o preparo do solo será sempre necessário. Portanto, fazer o plantio no período das chuvas será melhor para a planta, já que ela será irrigada naturalmente, ressecará com menos facilidade e, no caso de uma pessoa que não tem a rotina de cuidar de um jardim, a possibilidade dela [a planta] resistir nesse período é maior”, explicou.

Uma das opções para quem mora em apartamentos são os vasos com plantas ornamentais e as paredes verdes ou jardins verticais. Segundo a paisagista, apesar de normalmente ocuparem um espaço pequeno, ambas as opções precisam ser avaliadas pelo morador. “Qualquer ambiente que você tiver interesse em colocar uma planta, tem que se levar em consideração o espaço que ela deve ocupar, a poda, se a espécie exige muitos cuidados, o quanto de iluminação. Portanto, é importante que a pessoa estude isso ou busque orientação”, ressaltou.

De acordo com a paisagista, os jardins verticais podem receber uma variedade de espécies, no entanto, para a construção desse tipo de jardim, deve-se considerar em especial a luminosidade. Samambaias, por exemplo, não resistem à incidência direta do sol, enquanto os aspargos e dinheirinho em penca resistem mais à luz plena do sol. “Outro  fator importante na hora de optar por um jardim vertical na sacada de um apartamento, por exemplo, é quanto à irrigação. Na varanda de uma casa seria possível regar com uma mangueira e deixar a água escorrer pelo chão. Em uma sacada é importante que a pessoa tenha uma escada para alcançar os vasinhos da parede com as plantas ou tenha um sistema de irrigação especial, com um coletor de água”, recomendou a paisagista.

Outra opção para quem mora em apartamento, mas não quer abrir mão das plantas naturais é investir em vasos decorados com plantas ornamentais. “Existem três tipos de plantas: as que devem ficar a sol pleno, ou seja, com luz solar direta sempre. Aquelas que suportam períodos com sol pleno e outros à sombra, e, por fim, aquelas que não aguentam exposição direta no sol, mas que necessitam de claridade natural. E as plantas para apartamentos, indicamos que sejam estas últimas, já que nestes locais é mais difícil a luz solar plena, e normalmente a pessoa quer que a planta esteja decorando uma mesa de jantar, um canto. Mas vale ressaltar que até mesmo aquelas que não necessitam estar diretamente embaixo do sol, precisam de claridade natural, ou seja, estar perto de uma janela aberta, sem cortinas, e não apenas lâmpadas”, explicou Valdete.

Parede verde

No Sky View Paiaguás, a CX irá oferecer todo o sistema àqueles que desejarem implantar a sua parede verde

No Sky View Paiaguás, empreendimento de alto padrão lançado recentemente pela CX Construções, uma das paredes internas da varanda dos apartamentos será preparada para receber um jardim vertical. O idealizador do projeto é o diretor e arquiteto da construtora, Daniel Moreno. “Vamos oferecer todo o sistema àqueles que desejarem implantar a sua parede verde. A irrigação será possibilitada pela reutilização de água no prédio”, explica. A água em questão é conhecida como “água cinza”, ou seja, aquela que sobra de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho, que corresponde a cerca de 50 a 80% do uso residencial.

De acordo com o arquiteto, essa água será captada e tratada em um sistema diferenciado, dentro do próprio condomínio e ficará à disposição dos moradores para a sua utilização alternativa. Para o paisagismo, Moreno indica plantas que se adaptem à sombra, já que o local não terá muita incidência de sol. A parede verde, além de trazer conforto térmico e acústico para ambientes internos, também diminui a temperatura, contribui para a melhoria da qualidade do ar e garante a beleza do seu apartamento, com o aconchego e a paz que a natureza transmite.

Confira abaixo algumas plantas que podem ajudar a ornamentar o seu apartamento, indicadas pela paisagista Valdete Scedrzyk:

 

Da Assessoria




Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional