A CX Construções busca qualidade, inovação e melhorias em seus projetos e ações. Por isso importou da China e Europa uma tecnologia na área da construção civil para deixar os empreendimentos mais sustentáveis, seguros e eficazes. São as fachadas pré-moldadas e paredes com painéis termoacústicos.
De acordo com o sócio da CX Construções, o engenheiro Adeir Pinto, essa tecnologia já existe em países de primeiro mundo, no entanto, “no Brasil, as duas ideias são novidades. Tanto as fachadas quanto as paredes estão sendo muito usadas na China e na Europa. Mas, conforme levantamos, aqui no Brasil ainda não é comum o uso de painéis termoacústicos”, ressaltou Pinto que foi também o encarregado de fazer as adaptações dos projetos para a Construtora.
Os primeiros empreendimentos da CX Construções cujo sistema de paredes conta com essa tecnologia são o Áquila Residence, The Point Smart Business (Torre 2) e o Villaggio dos Ipês, que serão seguidos por todos os outros projetos da construtora. O engenheiro Adeir Pinto explica que o uso das fachadas pré-fabricadas e dos painéis termoacústicos gera menos resíduos nos canteiros e reduz custo de energia, tanto durante a obra quanto depois de pronta.
“É um projeto sustentável também. Como os ambientes têm mais conforto térmico, reduz-se a necessidade de consumo de energia elétrica no uso de aparelhos de ar condicionado”, disse. Já para o operário, o uso das fachadas pré-moldadas dá mais agilidade e segurança à obra, uma vez que não há necessidade de bandejas de proteção, guarda-corpos, andaimes e balancins para a execução do reboco externo. “Dessa forma o operário trabalha com mais fluidez e ganha em termos de segurança. E o mais importante, o Ministério do Trabalho aprovou nossas ações”, ressaltou Pinto.
Os empreendimentos que contam com a nova tecnologia são também mais seguros, durante e depois da obra. “Para quem vai morar no apartamento a estrutura do prédio torna-se mais segura porque não é argamassa de cimento que jogamos no tijolo. Trata-se de um painel pré-moldado preso à estrutura do edifício produzido com concreto estrutural”, reduzindo também o risco de patologias na fachada do edifício ao longo do tempo, garantiu.
Entenda o processo
As fachadas e painéis para as paredes usadas pela CX são de fabricação própria. “Temos uma Central onde produzimos os painéis termoacústicos com a posterior distribuição, e nos próprios canteiros de obras são confeccionadas as fachadas. Com isso, conseguimos baixar custos e aumentar benefícios. E o melhor resultado final é obtido quando aliamos essas duas tecnologias”, disse o sócio da CX. Ainda de acordo com ele, as fachadas são fabricadas com concreto estrutural, enquanto os painéis termoacústicos contam com pérolas de EPS (isopor) em sua composição, dentre outros materiais.
Na parte perimetral dos empreendimentos alia-se ao uso das fachadas pré-fabricadas, os painéis termoacústicos, sendo que intermediando essas duas estruturas existe uma camada de ar. Para finalizar, os acabamentos da fundação são feitos em concreto. Já nas divisas entre apartamentos, as paredes são duplas com painéis termoacústicos.
Para facilitar o entendimento de colaboradores e clientes quanto ao sistema construtivo de paredes que estão sendo implantadas em alguns empreendimentos da construtora, a CX Construções elaborou um filme ilustrativo. Confira abaixo: