COMUNICAÇÃO E MÍDIA
Notícias
Tudo indica que o ano de 2014 tende a ser um ano otimista e de oportunidades para a construção civil. Segundo reportagem veiculada na revista Isto É Dinheiro, o setor de construção deve crescer 3,2% no ano, ante 2,2% em 2012, projeção feita pela LCA Consultores. Com isso, deve movimentar R$ 255 bilhões e ajudar a levantar o PIB, que teve expansão de apenas 1% em 2012 e de 2,3% no ano passado, de acordo com projeções do mercado compiladas pelo boletim Focus, do Banco Central (BC).
Só na região metropolitana de São Paulo, a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp) contabilizou 576 empreendimentos até novembro, o melhor desempenho dos últimos cinco anos. “Apesar de o crescimento do PIB não ter decolado nos últimos anos, a estabilidade macroeconômica dá tranquilidade para as pessoas buscarem crédito imobiliário, com prazos de até 35 anos”, destaca a publicação.
Para o presidente do Sindicato da Indústria e Construção do Estado de São Paulo, (Sinduscon-SP), Sérgio Watanabe, a perda de ritmo em 2013 se deveu ao maior intervencionismo do governo federal na economia, o que deixou os empresários menos motivados a investir.
A expectativa é de que as concessões e parcerias público-privadas ajudem o setor, principalmente a partir de junho, como resultado dos primeiros negócios do Programa de Investimento em Logística (PIL).
406 acessos

