COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Notícias

Indústria da Construção lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes
17/10/17 13:51

A CBIC lançou na terça-feria (10), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018), combinando esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho: o Sesi Nacional, os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e o Ministério do Trabalho (MTE). Inédita, essa ação conjunta marca o início de um novo ciclo na prevenção ao acidente de trabalho, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

“O trabalhador é o nosso grande patrimônio e temos de cuidar bem dele. Esse é um assunto estratégico para o nosso setor já há muito tempo”, pontuou José Carlos Martins, presidente da CBIC. O lançamento da campanha ocorreu durante a abertura do III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, realizado pela CBIC em correalização com o Sesi Nacional – o painel inaugural discutiu as mudanças geradas pela reforma trabalhista e sinalizou que empresários do setor e integrantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo convergem na expectativa de que as novas regras sejam cumpridas. “Não tenho dúvida de que a reforma entra em vigor dia 11 de novembro. Nós iremos ao STF, no momento oportuno, buscar a declaração de constitucionalidade”, avisou o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados.

Desencadeada na capital federal, a CANPAT Construção 2017/2018 será disseminada por todo o país. Para isso, a CBIC fará eventos regionais de mobilização, para avançar na conscientização de empresários e estimular o diálogo com integrantes do poder público. Até março de 2018 já estão confirmados seminários com a participação do Seconci e do Ministério do Trabalho: Ribeirão Preto (SP); Fortaleza (CE); Belém (PA); Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). “É notório o avanço que temos feito no setor. Os empresários formais já adquiriram a compreensão de que o bem-estar do funcionário é fundamental para a produtividade”, diz Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC. “Vamos avançar no objetivo de conscientizar o trabalhador e o empregador”, acrescentou. Com essa campanha, a CBIC quer manter o incentivo e fomentar o enraizamento de uma cultura de prevenção nas empresas da indústria da construção.

Indicadores oficiais do Ministério da Previdência, com dados de 2015, apontam que a incidência de acidentes de trabalho caiu cerca de 20% nos últimos anos (veja o quadro abaixo). Ainda assim, o Brasil ainda registra número significativo de incidentes. “O Brasil é campeão em acidentes de trabalho”, afirmou Maria Teresa Pacheco Jensen, secretária de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho. Ela destacou a importância de uma ação articulada entre os diversos entes para potencializar os resultados. “Não vamos fazer prevenção entre quatro paredes. Pessoas bem intencionadas e articuladas podem mudar o mundo”, frisou.

“É preciso ter empresas como atores principais na gestão da SST”, defendeu Rafael Lucchesi, diretor-presidente do Sesi Nacional. Segundo ele, a entidade está criando oito centros de inovação nesse campo, tendo como premissa que os recursos aplicados na segurança e saúde do trabalhador retornam ao empreendedor como produtividade e lucro. “Precisamos modernizar o marco regulatório e melhorar o ambiente”, frisou.

O combate ao acidente de trabalho é tema estratégico na agenda da indústria da construção. Nesse campo, a CBIC tem buscado soluções para a prevenção de acidentes e a criação de ambientes cada vez mais seguros e saudáveis para o trabalhador. Com esse objetivo foram criados os Serviços Sociais da Construção (Seconcis) em diversas unidades da Federação, que realizam mais de 2 milhões de atendimentos preventivos à segurança e saúde do trabalhador por ano. “Nós começamos como uma assistência médica e evoluímos para prevenção de acidente”, comentou Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, presidente do Seconci Brasil. Segundo ele, o trabalhador é o principal ativo do setor e a ação conjunta produzirá maiores avanços.

SINDUSCON

 

530 acessos


Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional