COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Notícias

Como manter a casa organizada com crianças?
25/07/17 14:23

A chegada de um bebê em casa muda rotina, hábitos e maneiras de fazer tudo aquilo que já se fazia antes. Durantes as fases de crescimento, os brinquedos, acessórios e espaço ocupados pelo bebê aumentam e causam impacto na rotina de limpeza de #organização que havia antes.

Em casas com duas ou três #crianças, a bagunça e sujeira aumentam, e até que a idade e compreensão dos pequenos chegue para que colaborem com a organização, fica a serviço dos pais manter a ordem.

A partir de que idade as crianças podem ajudar na organização da casa?

De acordo com a Revista Crescer, a criança que é incluída em tarefas domésticas e atividades em família, passa a sentir que faz parte da família e a entender que se une a algo maior , em prol de todos que moram na casa.

Enxerga a dificuldade das tarefas, valoriza o trabalho dos pais e ainda, impõe valores como moral, ética e hierarquia.

Mas como incluir as crianças na organização da casa?

Dê o Exemplo

Pratique o que está pedindo a criança. Seja organizado, guarde seus calçados e roupas para que possa pedir o mesmo a ela. Pré determine locais fixos para objetos, como caixas organizadoras para brinquedos e sapateiras para calçados.

Divida as tarefas com a criança

Insira a criança em alguma tarefa “especial” dentro da rotina da casa, assim ela saberá que aquilo será de sua responsabilidade e, com o tempo, fará automaticamente. Por exemplo, pendurar a mochila quando chegar da escola.

Torne divertido!

Imagine um cesto em formato de monstro que come a roupa suja. Ou uma competição saudável de quem recolhe os brinquedos mais rápido.

Crianças adoram desafios e tornará a tarefa mais fácil para os pais.

Elogie sempre

Muitas vezes, os pedidos serão ignorados por falta de atenção ou preguiça. Mas, tenha paciência e sempre elogie o esforço dos pequenos. Além de se sentirem especiais, reforça a ação positiva na organização e reconhecimento dos pais.

Ensine o desapego

Muitos brinquedos e roupas também colaboram para o caos da casa. Identifique com seus filhos os brinquedos que não usam, os que estão quebrados e obsoletos para idade e desapegue. Ensine-os a reciclar ou doar aquilo que não tem mais utilidade para eles. Além de ganhar espaço, terão menos coisas para espalhar e guardar.

Existem tarefas que bebês e crianças já podem executar na rotina da casa, faz parte do processo de crescimento e formação. Guardar brinquedos após o uso, recolher sapatos e objetos e colocar em seus devidos lugares, ajudar segurando uma pá de lixo enquanto se varre a casa, descartar lixo na lixeira, colocar pratos e copos diretamente na pia após o uso, são alguns exemplos.

Educar não é um processo fácil, é cansativo , mas vale a pena. Aproveite este tempo para ensinar valores e dar opções criativas, ensinando as crianças a enxergar um mundo maior que o delas. Brinque, eduque e seja feliz ao lado dos seus filhos.

Blasting News

 

739 acessos


Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional