COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Notícias

Tendências de Decoração Rústica em 2017: inovações, cores e texturas
24/03/17 11:27

Para quem está mais ligado em decoração de interiores, os móveis, cores e texturas de aspecto rústico já vêm ganhando espaço no mercado faz algum tempo - e se consolidaram ainda mais em 2016 e entraram 2017 com toda força.

Já é possível elencar as maiores novidades e inovações na decoração rústica para a temporada atual através das feiras e eventos do setor, onde arquitetos, decoradores e designers especializados dão suas opiniões e pareceres. O portal WebRústicos, dedicado ao segmento, reuniu algumas dicas para quem deseja renovar ambientes seguindo as tendências do estilo. Entre os destaques, muitas opções para diferenciar os espaços com cores e texturas que estão em vigor. Confira a seguir.

CORES 
Usar e abusar da variedade de cores é uma das principais tendências em 2017. Hoje em dia os tons mais fortes vêm ganhando espaço dos neutros, que antes dominavam o cenário da decoração. Tudo com a intenção de trazer mais vida ao ambiente e destacar alguma obra de arte, móvel ou peça decorativa.

Como a intenção é manter o aspecto rústico do ambiente, o verde escuro se torna a escolha ideal tanto para móveis - como sofás, mesas e cadeiras -, quanto para paredes. O azul, usado em uma tonalidade mais sóbria e fosca, também pode ser usado, assim como o cinza, o rosa antigo, o cimento e cores que lembrem cerâmica.

Contrastar, porém, é preciso: móveis claros combinam com paredes escuras, e vice-versa. Tudo para manter a iluminação adequada no ambiente e evitar a absorção excessiva de calor.

REVESTIMENTOS 
Outra tendência é usar os revestimentos para trazer o aspecto rupestre para o lar. A parede de tijolinhos é um ótimo exemplo de como transformar um espaço misturando a singela aparência campestre com a elegância moderna. O cimento queimado e azulejos antigos também vieram para ficar, tanto nas áreas úmidas (como cozinhas e banheiros), quanto nas áreas íntimas (quartos, salas e áreas de lazer). 

As paredes também podem ser revestidas de cortiça para trazer o semblante rústico desejado, mas de forma suave, e ainda dá para usá-la como mural de fotos e lembranças. 

Painéis de madeira e ornamentos de palha também estão em alta quando o assunto é destacar detalhes.

MATERIAIS 
O mármore e o granito nas mesas e aparadores vêm substituindo o vidro no gosto de quem procura um aspecto mais rústico ao ambiente, trazendo também beleza, elegância e praticidade. 

Já nos assentos são as peles artificiais que ganharam o coração de vários decoradores. Por ainda não serem muito comuns, as cadeiras e poltronas revestidas certamente serão um diferencial na decoração. Só é bom evitar as peles nas áreas de alimentação, dando preferência a usá-las nas salas de estar ou nos quartos. 

Para os móveis, a preferência segue sendo a madeira de demolição, ecológica e economicamente sustentável. O estilo vintage e o boho chic também seguem decorando centenas de ambientes.

Por fim, outra grande tendência que deve ser usada na decoração rústica é o minimalismo. Na verdade, ele já vem sendo aplicado no design em geral. "Menos é mais". Essa é a frase em evidência em qualquer evento de decoração rústica, pois valorizar o espaço nos detalhes traz menos poluição visual e ainda destaca os móveis e ornamentos escolhidos para o ambiente.

Com as novidades para 2017, a cena da decoração rústica deve seguir ganhando adeptos no Brasil e no mundo: ambientar a casa com uma pegada menos urbana garante a sensação de aconchego e relaxamento que muitos procuram quando viajam para o campo. 

Terra

 

813 acessos


Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional