COMUNICAÇÃO E MÍDIA

Notícias

Parede verde é “gentileza urbana”
13/10/14 18:38

À esquerda muro da sede do Google no Brasil. À direita fachada verde. 

Para o arquiteto e paisagista Benedito Abbud, entre as vantagens na instalação de painéis horizontais verdes – jardins verticais – está a possibilidade de diminuir o aquecimento e as ilhas de calor nos grandes centros urbanos e levar vegetação para dentro de algumas áreas da cidade que são repletas de concreto, cimento e asfalto.

“É a gentileza urbana, utilizar o espaço privado para fazer um benefício para o espaço público”, diz o arquiteto. E, segundo ele, com a vantagem de não ter custo adicional do metro quadrado, pois o espaço para a instalação de um jardim é vertical, em uma fachada ou muro.

Abbud já realizou cerca de 20 projetos para instalação de muros verdes, de diferentes alturas, internos, externos, para prédios comerciais e residenciais. E o objetivo do cliente, segundo ele, vai além de ter um local aprazível e bonito, eles buscam realmente melhorar a sensação térmica do ambiente.
“Os painéis verdes podem ser usados em espaços internos e externos e as espécies cultivadas são indicadas conforme a incidência de luz do local”, orienta o arquiteto.

A irrigação é outro ponto destacado por ele. De acordo com Abbud, é preciso avaliar qual a irrigação adequada para cada espaço – interno ou externo – e para a espécie cultivada. “É preciso manter as plantas sempre saudáveis”, ressalta.

Confira algumas plantas que podem ajudar a ornamentar o seu apartamento, indicadas pela paisagista Valdete Scedrzyk

O custo de instalação de uma parede verde fica em torno de R$ 1.200 o metro quadrado. Antes de receber o sistema para a instalação das mudas, o muro deve ser impermeabilizado. “É preciso avaliar a parede e o tipo de impermeabilização mais adequado para o local”, diz.

Em relação às espécies de plantas mais propícias para jardins verticais, o arquiteto sugere que para locais assombreados sejam usadas, por exemplo, samambaias e grama preta. Já em áreas ensolaradas, ele recomenda o plantio de aspargos, capim e também de barba de serpente.

Para a diretora executiva da GreenWall Ceramic – empresa que produz blocos cerâmicos para o plantio em paredes , Patricia Maciel Maia, os jardins verticais apresentam-se como alternativas que, além de estéticas e ornamentais, não exigem grandes espaços e podem promover conforto térmico e purificar o ar urbano pela absorção de poluentes. Além de funcionarem como isolantes contra os ruídos externos.

“O bloco cerâmico é ecoeficiente positivo, tem baixo custo de manutenção e de água, auxilia na durabilidade das espécies, é funcional, estético, além de poder ser usado em qualquer parede”, esclarece Patricia.

Para ela, os blocos, além de beneficiar o clima e o meio ambiente _– com diminuição da temperatura –, inovam ao adotar o componente cerâmico no lugar das comuns treliças, fibras de coco ou vasos nos jardins.

“A estrutura em módulos cerâmicos contínuos permite o enraizamento horizontal e o crescimento livre das plantas, facilitando o cultivo”, diz.
Os blocos cerâmicos também retêm umidade, permitindo que o sistema de irrigação embutido distribua a água de maneira uniforme e evite o encharque das plantas.

A diretora da GreenWall Ceramic destaca o baixo custo de manutenção dos módulos cerâmicos, com valor médio dde R$ 160 o metro quadrado, incluindo a instalação.

Estadão

 

2301 acessos


Compartilhe

Assista nosso vídeo institucional